segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pergunte ao Psicólogo


Ressalto que todos os nomes aqui mencionados são fictícios. Esta medida fora tomada no intuito de resguardar os internautas interessados em participar desta tag. Aproveito também para destacar que as opiniões aqui apresentadas não devem ser consideradas como um diagnóstico, mas sim, como a emissão de uma opinião sobre uma temática específica.
Email enviado por Bruno
Oi. Por Favor, me responda a essa pergunta: tenho 22 anos de idade e tenho um amigo de 12 anos. Tenho muitos amigos na minha faixa etária, mas prefiro andar com este amigo mais novo. Será que tem algo errado comigo? É errado ter amigos com essa diferença de idade? Minha família diz que isto é errado, mas não consigo ver isso. Por favor, me ajude. Muito obrigado.
Antes de mais nada Bruno quero agradecê-lo por confiar em mim e querer participar desta tag. Então, quantas perguntas! Vamos por parte! Você está certo em fazer amizades. Conhecer pessoas e construir redes sociais mais refinadas é de suma importância para o amadurecimento de vários aspectos de nossa personalidade como, por exemplo; afetividade, sexualidade, treino de nossas habilidades sociais, tolerância para com as diferenças e a frustrações. Entretanto, a medida que vamos nos desenvolvendo apresentamos a necessidade de nos relacionar com pessoas de nossa faixa etária visto os mesmos comumente apresentarem problemas vivenciais muitos parecidos com os nossos ou pelo menos em partes. Conhecer pessoas mais jovens não é nenhum problema ou mau. Porém, como você mesmo sabe esse comportamento traz para o sujeito um estigma como mencionado em seu texto além, de não proporcionar a aquisição de novos comportamentos necessários inclusive para a inserção no mundo dos adultos. Um mundo com menos fantasias e flexibilidade. Vale destacar também, que esta amizade mencionada por você não poderia estar ligada a uma sensação ou pensamento de não conseguir obter sucesso em comportamentos competentes a sua faixa etária como namorar, trabalhar, saber se comportar em ambientes de festa ou se inserir em uma faculdade? Dizer que é errado é uma expressão muito complexa. Afinal, como já apresentado Bruno não estou te examinando em um consultório para dar um parecer clínico. Entretanto, considero interessante você procurar um profissional da Psicologia para que você possa compreender melhor a questão apresentada. Espero poder ter contribuído para com sua pergunta me colocando à disposição para futuros contatos. Assim, despeço-me com um abraço fraterno.

0 comentários:

Postar um comentário