sábado, 26 de junho de 2010

O homem e suas emoções


A emoção é uma forma de comportamento na qual as respostas viscerais condicionadas têm um papel preponderante. Diferente da motivação, nem sempre a emoção tem um objetivo definido. Frequentemente, ela consiste em uma reação difusa e desorganizada a algum estímulo interno ou externo.
O comportamento emocional é determinado por um complexo jogo de predisposições hereditárias e de condicionamentos.
As reações emocionais tendem a durar mais do que outras reações porque os músculos viscerais lisos, uma vez estimulados, são lentos para relaxar. Esta persistência pode estabelecer um estado emocional de longa duração, que continua depois que os estímulos já desaparecem. Este estado é chamado de humor. Embora este estado emocional seja persistente não é tão intenso como a própria emoção.
As emoções básicas são: prazer, tristeza, raiva e medo. Entretanto, todas elas têm uma enorme escala de variação. Por exemplo, o prazer pode variar da satisfação ao êxtase, sendo que nesta escala estão incluídos o amor, a alegria dentre outros; a tristeza pode variar do desapontamento ao desespero; o medo da timidez ai terror e a raiva do descontentamento ao ódio.
O desenvolvimento emocional é influenciado pela hereditariedade e pela aprendizagem. A constituição individual é um fator determinante na sensibilidade do sistema nervoso autônomo, no grau da resposta visceral e no padrão de difusão das respostas viscerais. Outro ponto de grande relevância pauta-se no grau de maturação que se encontra o sujeito , pois antes que certas respostas emocionais possam aparecer, os órgãos do sentido devem estar maduros a um ponto em que possam perceber claramente os estímulos. Da mesma forma os processos cerebrais devem estar maduros antes que possam experimentar certas nuances da emoção.
Os estímulos externos causam as reações emocionais, o significado que damos a essas reações e a maneira pela qual nós a expressamos são resultado da aprendizagem.

0 comentários:

Postar um comentário