terça-feira, 29 de junho de 2010

A atuação dos psicólogos no SUAS em debate

O texto a seguir fora retirado na integra do site "Psicologia Online - POL"
Entre os dias 21 e 23 de junho de 2010, o Seminário “A atuação dos psicólogos no Sistema Único de Assistência Social” debateu o papel dos psicólogos no SUAS, bem como os dilemas dessa atuação e as dificuldades e os desafios para avançar na política de Assistência Social. O evento foi fruto de iniciativa conjunta dos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS).
“O evento pode ser considerado um marco na relação da profissão com as políticas públicas. Primeiro porque a ação no SUAS coloca o psicólogo a responder como a sua prática pode contribuir com a dimensão subjetiva do direito que a pessoa cidadã tem. Tal noção, que pode ser bem vista exercitada no SUAS, também tem sido alvo de redimensionamentos da profissão nas demais áreas de atuação. Em segundo lugar, o evento foi um marco, tendo em vista o modo como foi organizado, sendo discutido passo a passo com o MDS. O ministério, que desenvolve a Política Nacional de Assistência Social, tem contado com o trabalho do psicólogo para a consecução de suas ações. Nesse sentido, trata-se de um evento no qual lado a lado profissão e política pública discutem suas possibilidades e responsabilidades com a sociedade brasileira”, relatou a presidente do CFP Ana Lopes.
“O seminário foi importante para possibilitar a discussão de conceitos, de referências e dar visibilidade para a rede de psicólogos que atuam nas equipes do SUAS”, destacou a conselheira do CFP, Iolete Ribeiro. “A participação ampla de pessoas de diversas regiões do País, trazendo questões importantes, enriqueceu o debate e mostrou a força dessa rede”, completou.
Segundo Iolete a perspectiva é de crescimento no número de psicólogos atuando na área e alerta que essa ampliação deve ser acompanhada por debates como esse. “Essas discussões podem mobilizar mais profissionais para atuar na rede”, acredita.
O seminário foi transmitido ao vivo pela internet e acompanhado por mais de 8.500 pontos durante a abertura, que contou com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, da presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP) Ana Lopes, da presidente da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), Fernanda Magano, da secretária nacional de assistência social, Maria Luiza Amaral Rizzotti e da conselheira do Conselho Federal de Assistência Social (CFESS), Kátia Regina Madeira.
A Conferência de abertura foi realizada pelo psicólogo Marcus Vinícius de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia, que abordou aspectos subjetivos da desigualdade social e pontuou desafios da atuação profissional dos psicólogos nas políticas públicas.
As discussões nas mesas foram norteadas por temas como os dilemas da atuação interdisciplinar na Proteção Social, a Psicologia necessária nos serviços de Proteção Básica, a atuação do psicólogo na Proteção Especial e os marcos éticos e normativos do SUAS.
Os vídeos do seminário estarão disponíveis em breve, na integra, via internet.

0 comentários:

Postar um comentário