sábado, 24 de julho de 2010

Pergunte ao Psicólogo


Destaco que as opiniões aqui apresentadas não devem ser consideradas como um diagnóstico, mas sim, como a emissão de uma opinião sobre uma temática específica.
Olá Dr. Sérgio, acredito que o sr. pode me esclarecer sobre o que está acontecendo comigo. Meu nome é W, tenho 19 anos, sou estudante de direito e faço estágio. Acredito que eu esteja me tornando um sociopata. Penso que a origem de tudo tenha sido minhas escolhas, venho de uma família (ou quase uma família) de classe média-baixa, só consigo estudar por causa da bolsa que ganhei do governo. Quando comecei, meus amigos acharam que eu ficaria metido e chato por querer seguir um caminho, que é generalizado como da classe alta. Um ano e meio depois, mesmo sem eu ter mudado a relação com eles, sinto que todos se afastaram. Nessa nova empreitada conheci outras pessoas, sendo elas de um nível social bem superior ao meu. Mas minha falta de recursos e responsabilidades com a família me impedem de levar uma vida ao nível deles. Nesse tempo, ainda mudei um pouco minha personalidade, passei a me interessar por coisas que me agregam conteúdo (livros, teatro, música erudita), além de ter amadurecido, em outras palavras, ter me tornado um senhor de 40 anos, no corpo de um rapaz de 19. Agora estou aqui, com um sentimento de apatia perante a todos os meus semelhantes. Parece que hoje as pessoas só se importam com status, com o que a pessoa tem, e não com o que ela é! Eu não consigo ser falso com as pessoas e me passar por algo que não sou. Para piorar, sou tímido e homossexual, apenas dois amigos (de verdade) sabem. Me sinto um peixe fora d'água, que irá morrer sozinho. Desejo ouvir sua opinião.
Olá W! Antes de qualquer coisa quero lhe agradecer por ter confiado no meu trabalho e me enviado este email. Primeiramente temos que compreender o termo por você apresentado, sociopata ou de acordo com a psicopatologia transtorno de personalidade anti-social. Este conceito é muito sério e é utilizado para classificar indivíduos que apresentam uma personalidade com traços perversos, mais conhecidos em nossa sociedade como psicopatas ou assassinos em série. Ok? É importante conhecermos os termos afinal eles servem para descrever traços de comportamentos. Indiferença para com o próximo é muito pouco para diagnosticar uma personalidade anti-social. Além do mais, W a indiferença apresentada por um sociopata não pode ser encaracada como algo do tipo; se ele não quiser conversar comigo tanto faz ou eu é que não vou levar arrumar o quarto, deixa dar bicho neste lugar. A indiferença para essas pessoas perfaz o campo da manipulação, humilhação, agressão no mais alto grau levando em grande parte a morte de outros. Para o sociopata matar uma pessoa seria a mesma coisa que acordar e comer um pão com manteiga no café da manhã.
Acredito W que o pode estar acontecendo com você está muito direcionada a questão social, ou seja, você está tendo a oportunidade de traçar um caminho completamente diferente de grande parte de sua família. A medida que o sujeito vai ampliando seu contexto social e seu repertório comportamental é normal ele demonstrar interesse por outros hobbies e atividades culturais como é o caso mencionado por você em relação ao teatro e a música. Entretanto, você não pode se esquecer que seu círculo social anterior a faculdade não está inserido em tantas transformações intelectuais o que resulta em um distanciamento aqui denominado de cultural. Destaco, aliás, que este ponto deve ser visto como um dos maiores obstáculos no relacionamento humano. Então o que fazer? No campo da Antropologia existe um conceito chamado relativização que nada mais é do que a capacidade do ser humano em perceber a cultura do outro e respeitá-la. Ressalto que perceber não é a mesma coisa que aceitar. Por isto que você tem sofrido com tantas transformações. Destaco W que você também deve ser capaz de relativizar visto estar inserido em um contexto sócio-econômico bem diferente do seu. Não acredito que somente o fato da responsabilidade para com sua família seja o fator que o impeça de se relacionar socialmente com seus amigos da faculdade.
Por fim, mas não mesmos importante quero destacar a esfera de sua sexualidade. Me chamou muito a atenção a forma como você mencionou sua opção sexual “e para piorar sou tímido e homossexual.” Diante desta afirmativa será que posso levantar a hipótese de que você gostaria de ser diferente? Não seria esta uma questão ou a questão que tem distanciado você de tantas pessoas? Afinal quanto menos informação maior o preconceito. Sem sombra de dúvidas esta premissa não é regra, mas sabemos que quanto mais racionalizado sermos maior a possibilidade de ampliação de nossas ideias e comportamentos.
Portanto, W você está certo! Um rapaz de 19 anos preso no corpo do um homem de 40 anos definitivamente irá se sentir um peixe fora d’água, afinal tudo em nossa vida tem um tempo. Devemos ter paciência e amadurecer de acordo com as experiências que vamos vivenciando caso contrário, podemos queimar etapas de extrema importância para nosso fortalecimento e sucesso vivencial.
Sem mais lhe desejo sorte e um “lago” para que você possa retornar ao local onde o peixe sabe viver da melhor forma.

0 comentários:

Postar um comentário