domingo, 11 de julho de 2010

Aprendizagem e seus processos


O processo de aprendizagem é básico na formação da pessoa humana. O homem tem uma capacidade ilimitada de aprender e aprende de várias formas: ensaio e erro, imitação, condicionamento, insight e raciocínio. Só podemos afirmar que uma pessoa aprendeu quando há uma mudança em seu comportamento como resultado da experiência.
A aprendizagem depende de vários fatores como inteligência, motivação, maturação, percepção dentre outros. Pesquisas têm demonstrado que a rapidez com que aprendemos uma determinada habilidade ou fragmento de algum material, a quantidade do que lembramos e a duração de tempo de tal retenção depende muitíssimo da maneira pela qual a habilidade e os dados são aprendidos e praticados pelo sujeito bem como quanto significado tem para o aprendiz (motivação) e se ele recebe ou não um feedback (retorno, conhecimento dos resultados) de seu progresso. Todavia, não podemos nos esquecer também o próprio potencial do indivíduo e do seu estado orgânico e emocional.
Sendo assim, como podemos contribuir para a eficiência da aprendizagem?
1 – O feedback que informa ao aprendiz sobre seu progresso melhora a aprendizagem porque torna capaz de ajustar sua performance e pode agir como uma forma de reforço positivo. Tal feedback pode ser diretamente observável pelo aprendiz como na maioria dos esportes ou pode ocorrer na forma de informação de segunda mão. Experiências de feedback retardado sugerem que a aprendizagem motora é mais dependente de um conhecimento imediato de resultados do que a aprendizagem verbal.
2 – O ajuste da prática é um importante fator a considerar quando se discutem os métodos mais eficientes de estudo. A prática distribuída é geralmente superior à prática maciça na aprendizagem motora, na aprendizagem verbal seriada e na de pares associados, quando as respostas são tão semelhantes que podem interferir com cada outra. Também na prática distribuída a extensão de cada período de prática e a posição e extensão dos períodos de repouso são igualmente considerações importantes.
3 – Se a aprendizagem global ou por partes é mais efetiva isso vai depender do tipo de tarefa, do indivíduo e da extensão do material a ser dominado. Material altamente significativo geralmente é mais bem aprendido por períodos distribuídos de prática de aprendizagem global. Se o material é longo, entretanto, ele deveria ser repartido em partes menores o que proporcionaria um maior significado. A memorização automática de tarefas simples e daquelas que não têm significação particular para o aprendiz é mais bem adquirida pelo método parcial.
A aprendizagem parcial é também recomendada na aquisição de habilidades motoras e tarefas que constituem graus variados de dificuldade. Nestes casos, cada parte pode requerer uma quantidade de tempo diferente para ser dominada. A principal desvantagem do método parcial é que desde todas as partes são aprendidas toma um tempo extra juntá-las em um todo. Também a lembrança de uma parte pode interferir em outra. No estudo de assuntos escolares, a aprendizagem global é recomendada para visão geral inicial do tema, com aprendizagem parcial para áreas de complexidade particular e integração dessas áreas em um todo como uma etapa final.
4 – Fatores adicionais que influenciam a razão de aprendizagem são; significação, a quantidade do material e a espécie do material. Nós todos aprendemos mais depressa quando estamos interessados ou envolvidos no assunto em questão. Itens vividos ou distintos são aprendidos mais rapidamente porque estamos menos sujeitos a interferências.
As experiências aprendidas podem transferir-se de modo tal que a aprendizagem passada influencie a presente. Assim o que aprendemos em uma situação pode afetar outra situação. Esta transferência de treino é bastante importante para a aprendizagem.
Outra questão importante com relação a aprendizagem pauta-se no aspecto quantitativo da memória ou retenção que á medida comparando-se o que é lembrando com o que foi originalmente aprendido. Os três métodos mais importantes de se medir a retenção são: a evocação, o reconhecimento e a reaprendizagem. Mas isso é assunto para futuras tags.

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