sábado, 3 de julho de 2010

Pergunte ao Psicólogo


Destaco que as opiniões aqui apresentadas não devem ser consideradas como um diagnóstico, mas sim, como a emissão de uma opinião sobre uma temática específica.
Email enviado por Edna.
Meu nome é Edna tenho 30 anos e moro em Nanuque.Gostei muito do li neste artigo. Tenho um filho que está na quarta série. Descobri a pouco tempo que alguns meninos que estão quinta série vêm batendo e xingando meu filho de orelhudo e quatro olhos. Ele não tem mais vontade de ir a escola e sempre que se aproxima o horário dele se arrumar começa a chorar. Eu fico muito preocupada e sinceramente não sei como fazer diante desta situação. Você poderia me auxiliar? Obrigado!
Resguardar as vítimas do Bullying é o primeiro passo quando identificamos esse comportamento agressivo. Lembramos que o mesmo pode ser tanto de teor verbal quanto físico e em alguns casos os dois ao mesmo tempo. Fato é que ambos podem desencadear uma série de problemas psicológicos como mencionados na tag (Bullying – um olhar sobre as diferenças). Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia) revela que 28% das crianças brasileiras já foram vítimas de bullying nas escolas e 15% sofriam agressões todas as semanas.
Assim Edna é de extrema importância que você procure a instituição educacional onde seu filho se encontra matriculado. Apresente a problemática para a equipe pedagógica da escola juntamente com a direção. É importante manter um diálogo aberto com a equipe de profissionais que podem realmente não saber das condições pelas quais seu filho tem vivenciado.
Outra questão de grande relevância pauta-se em comunicar os pais/responsáveis das crianças agressoras uma vez que os mesmos devem estar cientes dos comportamentos que seus filhos vêm apresentando.
Procurar a ajuda de um profissional da psicologia também se faz relevante visto os comportamentos que seu filho tem apresentado. Este profissional poderá auxiliá-lo neste momento de transição, ou seja, de resolução de conflito.
Vale ressaltar Edna que o Bullying ainda não é considerado crime. Entretanto, se os comportamentos agressivos contra seu filho persistirem e você não se sentir apoiada pela instituição de ensino você pode procurar apoio junto ao Conselho Tutelar de sua cidade. Este órgão em um primeiro momento fornecerá a você todo apoio para sanar a problemática inclusive te fornecendo documentos (relatórios) que enriquecerão sua causa caso seja necessário procurar um órgão maior como a justiça.

1 comentários:

Amatuze Siqueira - Assistente Social disse...

Não há conquistas fáceis. São as estradas sinuosas que levam ao caminho certo. O profissional, em qualquer ofício, alcançará o triunfo a partir de um espírito tenaz, forte, obstinado.Você meu amado esposo tem feito maravilhas nas vidas de muitas pessoas, continue assim, esforçado, batalhador, dando o máximo de si para resgatar vinculos, segredos familiares,enfim questoes que emergem a psiquê de cada familia assistida por aqui. PARABÉNS você já venceu!desejo muitas conquistas sempre sua amada esposa.

Postar um comentário