terça-feira, 22 de março de 2011

Humanização e relacionamento interpessoal



Recentemente fui convidado a participar de um treinamento para os funcionários que atuam no Hospital onde trabalho. O tema: “Humanização, relacionamento interpessoal e ética”. Considero bastante relevante proporcionar um espaço de crescimento para os profissionais que atuam de forma direta com um público específico.

Não é novidade para ninguém que o processo de interação entre o ser humano com o seu ambiente tem sofrido grandes e porque não dizer drásticas mudanças. Os motivos que podem explicar ou tornar este processo mais aceitável podem ser descritos como medo da violência, necessidade de ser o melhor em qualquer atividade, avanço tecnológico, relações familiares menos refinadas, abuso de substâncias psicoativas dentre tantos outros.

Portanto, devemos antes de entender com mais clareza o processo das relações interpessoais compreendermos o conceito de humanização. Assim de acordo com o dicionário Aurélio o termo em questão refere-se ao ato de tornar civilizado, adquirir hábitos sociais polidos, tornar humano, afável ou tratável. Diante deste conceito é impossível pensarmos em nosso processo relacional sem termos claro essa condição sine qua non.

Quando nos deparamos com outro ser humano devemos sempre buscar de ativa perceber os processos que compõem esta história. Queremos aqui destacar que toda pessoa apresenta diversas facetas em sua constituição. Todavia, destacam os quatro; aspectos sociais, psicológicos, fisiológicos e culturais.

Os itens supracitados nos auxiliam na compreensão de parte dos comportamentos emitidos pelas pessoas que nos cercam. Toda pessoa no momento em que estabelece uma interação social traz consigo todo seu repertório comportamental que pode ser entendido de forma mais simplificada como sua história de vida.

Portanto, não há processos unilaterais na interação humana. Tudo que acontece no relacionamento interpessoal decorre de duas fontes: EU e o OUTRO.

E quando falamos no OUTRO surge mais uma questão que também permeia todas as relações humanas. A ética. Esta surge como um instrumento social que busca mediar o processo relacional, estando pautada em um bem maior e porque não dizer a um bem comum como respeito, dignidade, bom senso e legalidade.

A ética tem sido tema de estudo de diversas ciências como Psicologia, Filosofia, Administração, Direito, Serviço Social dentre outros. Digno de passagem é matéria obrigatória em praticamente todos os cursos de nível superior. Esta obrigatoriedade pauta-se na necessidade ou desejo de construirmos profissionais mais coesos e cientes de sua função social.

No início deste artigo foram apresentadas algumas fragilidades no processo das interações socais. Assim, buscando proporcionar um espaço de crescimento humano. Descrevemos algumas dicas que podem fazer com que você se destaque e mantenha uma rede social mais sadia e refinada.

E lembra-se: as pessoas não são iguais. Não existem regras para as relações humanas.




0 comentários:

Postar um comentário