domingo, 30 de maio de 2010

Separação dos Pais


Recentemente recebi um email solicitando algumas orientações sobre como agir com os filhos quando seus genitores decidem se separar. Sem sombra de dúvidas a separação é um processo de grandes mudanças e transformações para toda a família. Dados recentes retirados de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que em 1998 houve crescimento de 32,5% no número de divórcios e separações judiciais em relação a 1991. Assim, diante desta premissa a primeira pergunta que se faz é: quando contar?
Antes de discutir o rompimento com os filhos os genitores devem se assegurar que já fizeram todos os esforços possíveis para salvar o casamento e que esta decisão é irrevogável. Se um divórcio é claramente iminente o melhor é contar logo para as crianças. Se possível, contar enquanto o casal ainda está vivendo junto, no modelo de família conhecido e vivenciado pelas crianças. Isto é importante uma vez proporcionará aos filhos algum tempo para conversar com ambos os pais a respeito da que questão facilitando desta forma, a elaboração da questão. Porém, um período de espera longo demais, antes da separação efetiva, poderá prolongar a agonia e conduzir a falsas esperanças de uma nova reconciliação.
As crianças devem ser informadas sobre a separação de forma clara, honesta e direta. Sem desculpas, mentiras ou falsas promessas. É importante os pais discutirem a separação quando ambos estiverem calmos e puderem ser solidários com os filhos. Quando mais calmos os pais forem sobre a situação, mais prontamente os filhos adaptar-se-ão a ela. O melhor é ambos os pais contarem conjuntamente as crianças sobre a decisão de divorciarem. Desta forma, os filhos ouvirão uma só história e ficarão menos confusas. Isso também reduz a possibilidade de um dos pais fazer o outro o culpado. Infelizmente, pesquisas comprovam que na maioria dos casos, a tarefa de dar as notícias é executada pela mãe.
Outro fator importante também está pautado em contar para todos os filhos juntos, de uma só vez. A presença dos irmãos pode diminuir o choque e prover um senso de apoio e continuidade da família. Lembre-se de que você, pai e mãe não pode simplesmente contar a seus filhos uma vez e esquecer o assunto. Eles precisam de semanas para assimilar a informação e fazer perguntas.
Algumas orientações que podem auxiliar os pais no momento de falar com seus filhos sobre o divórcio.
Dê a informação de forma que não culpe ninguém;
• Assegure as crianças que elas continuarão a ter um pai e uma mãe, mesmo que algum deles possa morar longe, que ambos irão continuar a amá-las, que o pai ausente as verá quando possível. As crianças precisam saber que, quando os pais se divorciam, não se divorciam dos filhos. Cada um dos pais ainda sente o mesmo respeito dos filhos e está interessado em seu bem-estar;
• Faças as crianças compreenderem que esta é uma decisão cuidadosa e deliberada, que não foi tomada em um momento de descontrole;
• Os filhos não precisam saber os dolorosos motivos pessoais para a separação. Se elas fizerem perguntas a esse respeito, informe-as que essas respostas são pessoais e particulares, interessando somente aos pais;
• Expliquem em detalhes as mudanças que irão acontecer. Conte com quem e onde eles irão viver, onde o pai que está saindo irá morar, como foram acertadas as visitas e qual a sua freqüência. Isto ajudará as crianças a entender o divórcio e suas implicações para elas;
• Faça tudo que puder para deixar completamente claro aos filhos que a separação não é culpa deles. Que esta situação não está ocorrendo devido a alguma coisa que eles fizeram. Eles precisam ouvir isso muitas vezes. Também precisam sabe que não há nada que eles podem fazer para reconstruir o casamento dos pais.
• Por fim, mais não menos importante caso os pais estejam encontrando dificuldades para enfrentar ou superar as situações decorrentes do divórcio é aconselhável buscar orientações e acompanhamento com um profissional que poderá contribuir para a reestruturação da dinâmica familiar.

0 comentários:

Postar um comentário