segunda-feira, 24 de maio de 2010

As atribuições do Psicólogo no contexto hospitalar


Antes de explanarmos sobre a as atribuições do psicólogo no âmbito hospitalar faz-se necessário compreender o que seria saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é “o completo bem-estar físico, psíquico e social, ocorrendo conjuntamente, e não apenas a ausência da doença ou enfermidade”.
Assim, com base nesta premissa não podemos pensar em um hospital como sendo um espaço ou instituição pautada em curar ou aliviar somente dores fisiológicas uma vez que o corpo ali presente também é munido de uma vida psíquica ou emocional. O que nos remete a outra questão; a interdisciplinaridade na saúde isto é, “ver o todo, não pelo simples somatório das partes que compõem, mas pela percepção de que tudo sempre está em tudo, tudo repercute em tudo, permitindo que o pensamento ocorra com base no diálogo entre as diversas áreas do saber”. (Íris Goulart, 1998, p. 93).
A área da saúde dispõe de vários profissionais que fazem parte da sua equipe interdisciplinar no intuito de disponibilizar um melhor atendimento à população usuária. A equipe interdisciplinar na saúde é composta por vários profissionais, tais como os médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e bioquímicos. Segundo Giannotti(1996) “ entende-se atualmente que o que se pretende hoje em relação à saúde não seria de competência de um único profissional , mas uma tarefa interdisciplinar , profissionais de áreas diversas,representantes de várias ciências, agregar-se-iam em equipes de saúde, tendo como objetivos comuns: estudar as interações psicossociais e encontrar métodos adequados que propiciem uma prática integradora, tendo como enfoque a totalidade dos aspectos inter-relacionados à saúde e à doença”. Por isso a interdisciplinaridade é uma crítica ao modelo de saberes específicos, por estar interligada a concepção de totalidade.
A atuação do psicólogo na saúde pode ocorrer em diferentes contextos: ambulatório, enfermarias, serviços de pronto atendimento, emergência, unidade de terapia intensiva dentre outros.
Dentre as atividades desenvolvidas por este profissional, destacam-se:
• Atendimento psicoeducacional;
• Acompanhamento e monitoramento de grupos para modificação de comportamentos de risco;
• Atuação multidisciplinar com outros profissionais de saúde;
• Auxílio na reabilitação de pacientes com deficiências físicas;
• Atendimento em Psicologia pediátrica;
• Avaliação e delineamento de programa de intervenção para pacientes com dificuldades para aderir ao tratamento proposto pela equipe de saúde;
• Realizar aconselhamento psicológico;
• Trabalhar com a formação de grupos operativos como gestantes, hipertensos e diabéticos;
• Realizar intervenções, de forma a minimizar o sofrimento provocado pela hospitalização;
• Realizar atendimento aos familiares objetivando minimizar e estruturar os vínculos afetivos enfraquecidos pelo processo de adoecimento;
• Participar da elaboração de eventos que visem a integração hospital, família-paciente e comunidade;
• Contribuir para o processo de humanização da instituição;
• Avaliar o estado mental dos pacientes;
• Participa das decisões com relação à conduta a ser adotada pela equipe, para oferecer maior apoio, equilíbrio e proteção aos pacientes terminais e seus familiares.
Todas as intervenções supracitadas devem ser realizadas partindo do pré-suposto de que saúde e doença resultariam da inter-relação entre fatores biológicos, psicológicos e sociais.
O paciente, portanto, seria compreendido de forma mais completa levando em consideração todos os aspectos de sua vida.
Ressalta-se que todo o trabalho desenvolvido por este profissional seguirá todas as diretrizes propostas pelo Conselho Federal de Psicologia, o que garantirá tanto para a instituição quanto para o paciente um serviço de qualidade permeado de conhecimentos científicos.
A área da saúde dispõe de vários profissionais que fazem parte da sua equipe interdisciplinar no intuito de disponibilizar um melhor atendimento à população usuária. Por este motivo, cada vez mais instituições direcionadas a temática em questão demonstram interesse em inserir os profissionais da Psicologia para catalisar a eficácia e eficiência das intervenções.
Portanto, acredita-se que com o apoio deste profissional a referida instituição poderá ampliar o conceito de saúde valorizando não somente os aspectos sociais apresentados pelos pacientes e seus familiares bem como as variáveis psicológicas que permeiam esta questão.

Referências Bibliográficas
CAMPOS, T. Saúde: uma área para diferentes profissionais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) 1996
FAZENDA, Ivani Catarina A. Fazenda, Interdisciplinaridade, um projeto de parceria. Ed. 3/ ED Loyola, São Paulo: junho de 1995.
GOULART, Íris Barbosa. (org.) A Educação na Perspectiva Construtivista. Reflexões de uma equipe interdisciplinar. Petrópolis,RJ: Vozes, 1998.

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