segunda-feira, 5 de abril de 2010

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Psicodiagnóstico
O Psicodiagnóstico é um procedimento científico que necessariamente utiliza testes psicológicos (de uso ex clusivo de psicólogos) diferente da avaliação psicológica na qual o psicólogo pode ou não utilizar-se destes instrumentos.
Conforme CUNHA (2000), o psicodiagnóstico além de ser um instrumento científico, também é limitado no tempo e utiliza testes psicológicos de forma individual ou coletiva para compreender os problemas do sujeito à luz de determinados pressupostos teóricos. Com isso, permite-se a identificação e avaliação de aspectos específicos, assim como a elaboração da melhor forma de intervenção para o paciente psicodiagnosticado.
CUNHA, Jurema Alcides (2000). Psicodiagnóstico V.5º Ed. Porto Alegre: Artes Médicas

Psicoterapia
A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como crises pessoais, conflitos conjugais e familiares, transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos, crises existenciais e problemas nas transições entre as fases da vida.
A psicoterapia é também um espaço favorável ao crescimento pessoal, um lugar/tempo/modo privilegiado de criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos e abrir novos canais de comunicação, de transformar padrões estereotipados de funcionamento, restabelecendo o processo formativo e criativo de cada um. A Psicoterapia oferece uma oportunidade de compreender e mudar os padrões de vínculo e relação interpessoal. Os problemas vinculares são fonte de incontáveis sofrimentos e doenças.
A Psicoterapia ocupa hoje um lugar fundamental na área da saúde, por trazer uma visão integrada do homem, considerando as dimensões psíquica, orgânica e social agindo conjuntamente na produção da existência humana, assim como de seus problemas.


Ludoterapia
A Ludoterapia é a adaptação do processo psicoterapêutico para o universo infantil, onde a brincadeira é a mais genuína forma de expressão. O objetivo da Ludoterapia é ajudar a criança, através dos brinquedos, a expressar com maior facilidade seus conflitos e dificuldades, o que ocorre de forma simbólica. “Brincando” com ela, o terapeuta é capaz de ajudá-la a ultrapassar os obstáculos que a impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao seu meio familiar e ou social mais amplo. Através de desenhos, atividades projetivas, jogos, modelagem e outros recursos lúdicos, a criança representa seus mundos internos, que inclui as situações que mais a afligem.


Terapia de Família/Casal
Essa é uma proposta que não visa tratar o sujeito na família, mas sim o grupo familiar como um todo.
A intervenção ocorre na relação e vínculo dos membros familiares. O diferencial se faz a partir de como a família lida com a situação de crise e como está a comunicação e afetividade entre os membros, pois estes são indicadores de relações saudáveis ou adoecidas.
Através da leitura dos conflitos existentes no casal e demais membros da família, a terapia possibilita a melhoria na comunicação interpessoal, gerando a solução de problemas e criando um novo padrão de funcionamento relacional.

Atendimento Domiciliar
O atendimento em domicílio para clientes que, por algum motivo, não possam se deslocar até o consultório. Esse serviço é especialmente útil para situações como depressão profunda, síndrome do pânico, fobia social, pessoas acamadas, gestão de alto risco, depressão pós-parto, enfermidade graves dentre outras situações

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