segunda-feira, 5 de abril de 2010

Perguntas Frequentes


É comum em nossa prática profissional nos depararmos com questões levantadas por nossos clientes acerca das intervenções e benefícios de um processo terapêutico. Desta forma, criamos este espaço para que você possa ampliar seus conhecimentos sobre esta temática. Ressaltamos que caso você ainda apresente alguma dúvida após as explanações abaixo favor entrar em contato utilizando o menu. Para nós, será um prazer sanar suas dúvidas.

O QUE É PSICOTERAPIA E QUANDO PROCURAR A AJUDA DE UM PSICÓLOGO?
A Psicoterapia pode ajudar a pessoa a lidar melhor com suas emoções e com momentos difíceis no qual pode estar passando. Um espaço em que é possível compartilhar e refletir junto com o psicólogo suas dificuldades.
Nesse processo, questões pessoais são trabalhadas, favorecendo o autoconhecimento e bem-estar da pessoa, assim como uma reorganização pessoal ajudando o indivíduo a lidar e enfrentar melhor suas questões e sentimentos que podem estar impedindo o desenvolvimento psíquico e individual.
Nem sempre é fácil pedir ajuda quando se mais precisa. Sempre achamos que é possível resolver nossos problemas sozinhos, pois pedir ajuda significa para muitos, sinal de fraqueza e incapacidade de resolver seus próprios conflitos. Tais pensamentos podem prejudicar mais o indivíduo, pois os problemas ou sintomas podem se agravar com o passar do tempo caso não sejam tratados de maneira adequada.

COMO ESCOLHER UM TERAPEUTA?
Esta é uma questão muito pessoal, e não existem regras pré-estabelecidas. Antes de qualquer coisa vale ressaltar a importância de verificar a qualificação do profissional que poderá atendê-lo. Procure referências e se necessário entre em contato com o Conselho Regional da referida categoria. Tomado este cuidado é importante se identificar com o profissional bem como sua maneira de trabalho. Lembre-se; a terapia é um momento de encontro e extrema intimidade portanto, confiança é a palavra chave.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PSIQUIATRA E PSICÓLOGO?
O Psiquiatra é um profissional formado em medicina com especialização na área de psiquiatria, enquanto o Psicólogo é formado em Psicologia. A principal diferença entre o trabalho dos dois profissionais é que o Psiquiatra está apto a tratar os transtornos mentais com o uso de medicamentos, enquanto o Psicólogo está voltado a trabalhar os aspectos emocionais do quadro. Porém, as duas áreas estão interligadas e normalmente os profissionais trabalham juntos quando necessário.

COM QUE IDADE INICIAR UMA TERAPIA?
Não existe uma idade certa. Se os pais ou a escola perceberem que a criança está com alguma dificuldade em seu desenvolvimento devem buscar um apoio psicológico.

QUAL É A POSTURA DO TERAPEUTA DURANTE AS SESSÕES? ELE APENAS ME ESCUTA?
O terapeuta interage muito com o cliente. Ele escuta, pergunta, faz observações, pontua as questões abordadas pelo cliente, dá feedback e orienta de forma diretiva. Essa postura ativa é muito importante para que o cliente alcance rapidamente os resultados pretendidos. Ressalta-se que o consultório é uma extensão da vida social do cliente, ou seja, serve como um laboratório para que o cliente possa colocar em práticas a aquisição de novos comportamentos. Por isso a relevância de uma interação sadia e ativa.

QUANTO TEMPO DE TERAPIA É NECESSÁRIO PARA QUE HAJA UMA MELHORA?
Isso depende muito de cada caso. Algumas pessoas buscam a terapia para solucionar uma questão específica, e satisfazem-se tendo esta questão resolvida. Outros, buscam autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, e acabam fazendo terapia por um longo tempo. Na maioria das vezes, o que ocorre é que as pessoas passam a gostar de fazer terapia, e em geral mesmo tendo a queixa inicial resolvida desejam permanecer por mais tempo no processo terapêutico. Cabe ressaltar também o quanto o cliente se entrega no processo de terapia. O Psicólogo não possui uma bola de cristal ou qualquer instrumento mágico capaz de resolver os conflitos apresentados pelo cliente. Determinação e coragem para superar os obstáculos são pontos cruciais para o andamento do tratamento.

O PSICOTERAPEUTA IRÁ ME DAR CONSELHOS, DIZER O QUE É CERTO OU ERRADO?
Antes de qualquer coisa vale ressaltar que o psicoterapeuta não assume em nenhum momento a postura de juiz, não cabendo a ele julgar qualquer comportamento relatado ou apresentado pelo cliente. Só quem pode dizer o que é certo ou errado para você é você mesmo. A função do psicoterapeuta está pautada no auxílio para resgatar e construir valores para que você saiba distinguir o que é certo ou errado, bom ou ruim para a sua vida.
Postado por Ponto de Equilíbrio às 23:29 0 comentários
Marcadores: Psicologia Clínica

0 comentários:

Postar um comentário