terça-feira, 17 de maio de 2011

18 de maio dia da luta antimanicomial

Texto retirado do boletim informativo do Conselho Federal de Psicologia
Em todo o país, o Dia Nacional de Luta Antimanicomial é comemorado no dia 18 de maio. Nos anos 70, a manifestação ganhou força quando a sociedade começou a questionar o tratamento dados aos usuários da saúde mental. Hoje, 24 anos depois da primeira ação, os colaboradores do manifesto buscam conscientizar a população para que os usuários da saúde mental sejam cada vez mais respeitados e acolhidos, com direito a um convívio social e a possibilidade de exercer a cidadania.

Agora, o momento é de avançar na reforma psiquiátrica a partir das deliberações doRelatório da IV Conferência de Saúde Mental. Para o Presidente do Conselho Federal de Psicologia, Humberto

Verona, a expectativa é que os Governos responsáveis possam validar a implementação da reforma psiquiátrica no Brasil, conforme as indicações presentes no Relatório da IV Conferência de Saúde Mental. “O

Relatório indica um modelo substitutivo de saúde mental aos hospitais psiquiátricos e avalia que dispositivos como o Centro de Atenção Psicosocial, (CAPs), Centro de Convivências e Serviços Residenciais Terapêuticos sã! ;o alternativas substitutivas ao modelo atual”, ressalta Humberto Verona. “A Conferência foi o espaço de debate onde reafirmou que esse é o caminho que devemos seguir”, completou.

Para dar continuidade aos trabalhos, as manifestações da Luta Antimanicomial se espalham cada vez mais no Brasil e buscam sensibilizar o Estado e o Governo a implantarem sistemas substitutivos em postos de saúde pública. A proposta é que os manicômios deixem de existir e sejam substituídos por dispositivos como o Centro de Atenção Psicosocial, os CAPs.

Neste ano, nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Bahia, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, usuários, familiares e colaboradores preparam desfiles, passeatas, atividades educativas, reflexões, apresentações artísticas e debatem o tema a favor de tratamentos mais humanizados e a reformulação do modelo de assistência aos usuários da saúde mental.

Vale ressaltar que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) defende a completa substituição do modelo manicomial pelo tratamento em liberdade e a perspectiva da participação social. Portanto, apóia a Lei da Reforma Psiquiátrica (nº 10.216/2001) e luta pela efetiva implementação dessa política e que convoca a sociedade ao olhar e à ação solidária em nome da possibilidade da garantia da igualdade na diversidade.

Por meio deste boletim especial, o CFP convida a todos a participar nesta terça-feira (17), às 19h, para um bato papo no twitter (http://www.twitter.com/cfp_psicologia) com o Presidente do Conselho Federal de Psicologia, Humberto Verona e com a Ex-Coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, atualmente conselheira do CRP/04 e militante do Fórum Mineiro de Saúde Mental, Marta Elizabeth. A proposta é tratar da Luta Antimanicomial via webcam, onde os internautas aproveitam a oportunidade para tirar dúvidas e fazer perguntas sobre o tema em tempo real. A atividade será sediada pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-04)

0 comentários:

Postar um comentário