terça-feira, 2 de novembro de 2010

Pergunte ao Psicólogo


Olá!

Estou com uma pequena dúvida sobre relacionamentos.

Namoro uma garota há 2 anos, estamos planejando virar noivos. O relacionamento vai muito bem, nós nos entendemos bem e costumamos conversar muito. Ela é uma pessoa bem carinhosa, e bem carente. Eu sou uma pessoa que, devido ao fato de morar somente com a mãe por vários anos, me acostumei a ser solitário e mais individualista.

Eu tenho o hobby de lidar com "card games", cartas colecionáveis, e inclusive participo de campeonatos de jogos envolvendo cartas colecionáveis. Mas minha namorada não aceita que eu vá cuidar do meu hobby. Eu já chamei várias vezes para ela vir junto comigo, mas ela vai a muito contragosto ou faz chantagem emocional para que eu vá ver ela - mesmo que meu hobby seja somente uma tarde por semana, que acabe antes de a noite cair e que eu saia para vê-la logo após.

Creio estar certo em não dar trela à chantagem e continuar fazendo aquilo que eu gosto de fazer, pois eu entendo que eu também tenho que ter coisas que gosto de fazer por mim mesmo para não me sentir frustrado, e que ela ao invés de ficar-me "segurando na coleira" (minha sensação) deveria arrumar um jeito de me acompanhar - o que eu no lugar dela faria.
Gostaria de sua opinião sobre o assunto. É certo o que estou fazendo? Ou deveria parar de procurar meu hobby por causa da minha namorada? Gostaria também de saber onde o sr. responderá minha dúvida, se é por email ou no seu site.

Obrigado pela atenção

Bom dia vinao.bern!

Obrigado por me escrever e visitar o meu blog. Espero contar com sua ajuda na divulgação deste espaço virtual. Aproveito a oportunidade para ressaltar que esta mensagem não deve ser entendida como um diagnóstico e sim, como a emissão de uma opinião diante da problemática por você apresentada.

Em relação ao tema apresentado devemos começar pelo fato de que o casamento é uma instituição pautada na comunhão, ou seja, dividir é uma condição priori para que o mesmo se mantenha. Por isso que o símbolo maior do casamento é a aliança. Que representa um círculo sem lado e ausente de marcar. Se você analisar com calma os mais diversos casais perceberá esta capacidade de partilha nas mais diversas esferas como; vida econômica, círculo de amizades, vida social dentre outros. O casal vinao.bern, deve buscar constantemente através do dialogo um ponto de equilíbrio para a manutenção do casamento. Chamou-me muita a atenção dois pontos descritos em sua mensagem. A primeira está pautada no comportamento em ser solitário e individualista. O casal com estas características dificilmente alcançará uma vida harmoniosa. Os comportamentos por você mencionados apresentam diversos efeitos colaterais como; alexia (dificuldade na expressão de sentimentos), agressividade, falta de percepção para com o cônjuge o que a longo prazo poderá resultar em uma separação. A segunda refere-se na carência que sua namorada apresenta. Este comportamento também pode apresentar diversos efeitos colaterais que podem ser caracterizados como uma necessidade de estar junto com você constantemente, comportamentos ciumentos, dificuldade da inserção do casal no meio social, problemas de relacionamento com a família de origem dentre tantos outros.

Percebo vinao.bern a necessidade de amadurecimento do casal. Penso que vocês não se relacionam tão bem como mencionado. Até mesmo porque viver bem na ausência de problemas não é uma tarefa difícil para ninguém. Todavia, fica nítido a necessidade de trabalhar a capacidade empática do casal. Esta deve ser compreendida como um sentimento de se colocar no outro do outro buscando sentir suas dores, medos, irritações dentre outros. Ressalto que esta capacidade é um importante instrumento não somente para o casamento, mas também para todos os nossos relacionamentos.

Portanto, acredito que você deve sim continuar tendo suas preferências e desejos como sua namorada. Todavia, destaco que fazer das diferenças um instrumento de sedução e manutenção do casamento e/ou relacionamento é uma arte. Nenhum artista nasce pronto. Ele deve treinar e estudar a arte a que se dedica e para ter reconhecimento o mesmo acaba por errar diversas vezes. Porém, o mesmo tem humildade para transformar o erro em aprendizado e inovação.

Espero ter contribuído com sua questão me colocando à disposição para eventuais contatos.

0 comentários:

Postar um comentário