terça-feira, 9 de novembro de 2021


Você certamente conhece alguém que tem muita dificuldade em dizer “não” e negar os pedidos de outras pessoas, não é mesmo? Ou, você inclusive é essa pessoa.
Geralmente, quem tem dificuldade em dizer “não” acaba se sobrecarregando e tentando fazer muito mais do que está a seu alcance.
Saber dizer “não” é uma tarefa complicada, mas totalmente necessária. É preciso saber se impor e tomar suas próprias decisões. Isso não quer dizer que, com essa atitude, você estará deixando de ser amigo ou uma pessoa prestativa.
Você estará apenas assumindo suas próprias escolhas e optando por fazer apenas aquilo que está ao seu alcance.
Vejamos algumas condições que podem ilustrar o motivo de algumas pessoas não conseguirem dizer o tão sonhado não.

📍Algumas pessoas não conseguem falar não porque tem medo de enfrentarem conflito.
Dizer não, quase sempre traz algum desconforto, seja para a pessoa que está falando ou para o receptor, o que pode acabar gerando um conflito. Já tentou falar não para alguém mimado? Algumas pessoas têm uma dificuldade tão grande em lidar com estas situações de conflito que preferem falar sim para tudo e com isto evitam o enfrentamento da situação. 

📍Algumas pessoas não conseguem falar não porque simplesmente não aprenderam que podem ter vontade.
Estas pessoas são aquelas que não falam não porque simplesmente não lhe ensinaram a falar não. Geralmente são pessoas submissas, que fazem a vontade do outro. São filhos de pais autoritários, cresceram em lares disfuncionais , onde não tinha diálogo entre a família e a ordem do mais velho ou do pai sempre imperava. São pessoa sem vontade, sem desejo. São geralmente pessoas tristes que precisam apenas aprender que podem ter uma voz , e mais do que isto, tem o direito de falar. Estas pessoas geralmente conseguem falar o tão sonhado não depois que já explodem emocionalmente

📍Algumas pessoas não conseguem falar não porque não sabem o que querem.
Este é o grupo de pessoas mais indeciso. Falar não para eles deveria ser uma coisa simples mas não o é porque o conflito aqui está na falta de conhecimento pessoal. É o chamado “Maria vai com as outras.” Como a pessoa não se conhece, não sabe do gosta ela acaba falando sim para todos e para tudo. Repare aqui que o problema não é o não em si, mas a falta de autoconhecimento o que acaba gerando uma pessoa neutra, sem personalidade, e portanto sem palavra ativa.

#psicologia #psicologiaclinica #ipatinga #horto #saudemental #saberdizernao #relacionamento #saudemental

0 comentários:

Postar um comentário