terça-feira, 2 de novembro de 2021

O que é responsabilidade afetiva?

O que é responsabilidade afetiva?

A responsabilidade afetiva diz respeito à honestidade e transparência em uma relação.
Significa se responsabilizar pelo que se provoca no outro - não pela idealização que a pessoa cria, mas pela forma como você está passando aquilo que deseja.

A pessoa responsável afetivamente deve ser ética, agir de acordo com a sua real intenção, sem manobras de poder ou manipulação. Assim, responsabilidade afetiva nada mais é que ter consideração tanto com os próprios sentimentos e intenções quanto com os da outra pessoa, além de ter a capacidade de agir com clareza conforme esses sentimentos e intenções.

A responsabilidade afetiva é primordial para qualquer relação, seja amorosa, de amizade, familiar ou de trabalho. Ou seja, é importante em qualquer situação. Basicamente tem a ver com respeito pelo próximo e, sobretudo, com EMPATIA, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro.

A falta de responsabilidade afetiva fica evidente em mentiras e traições (não apenas as sexuais, mas sim, traições de toda ordem), comportamentos egoístas e abuso psicológico. Está muito relacionado com expor o outro a um sofrimento desnecessário, que poderia ter sido evitado caso o “irresponsável afetivamente” tivesse tido um mínimo de cuidado e respeito.

Como ter mais responsabilidade afetiva?

Não existem formas de racionalizar a responsabilidade afetiva em tópicos, porém, trazemos algumas reflexões essenciais para quem deseja ser responsável afetivamente. Confira os pontos a seguir:

1 - Comunique-se bem - Seja claro naquilo que deseja ou sente pelo outro.

2 - Verbalize suas insatisfações - Falar sobre aquilo que você discorda também compõe a responsabilidade afetiva, porque, uma vez que a pessoa não se faz entender, o incômodo pode afetar a qualidade da relação.

3 - Tenha autoconhecimento - Ter consciência de si mesmo é a primeira prática a ser seguida por quem deseja se responsabilizar por qualquer coisa na vida.

4 - Cuidado com o individualismo excessivo - Um dos principais pontos para ter responsabilidade afetiva é evitar o individualismo em excesso sem conseguir estabelecer empatia o suficiente pela situação do outro.

Que tal construirmos mais pontes e menos muros?

#psicologia #psicologiaclinica #ipatinga #horto #saudemental #responsabilidadeafetiva #relacionamento #emocao #saudemental

0 comentários:

Postar um comentário