segunda-feira, 15 de novembro de 2021

O que é carência afetiva?

Alguém que está carente do ponto de vista afetivo sente falta de uma maior proximidade com outras pessoas ou de demonstrações de carinho por parte de amigos, familiares ou cônjuges.

 Assim, surgem pensamentos como “não sou amado”, “ninguém gosta de mim”, “ninguém se preocupa comigo” e similares.
Uma das principais causas da carência afetiva é, de fato, a ausência de cuidados, especialmente na infância. Afinal, a afetividade e o suporte emocional são funções da família e indispensáveis durante o desenvolvimento de uma criança. A sua falta pode, inclusive, afetar sua vida no futuro.

É preciso destacar também que o excesso de atenção e de superproteção familiar pode ter o mesmo efeito. Nesse caso, a criança tem mais dificuldade para alcançar a independência emocional e aprender os limites entre a sua vida e a de outras pessoas. Com isso, desenvolve uma alta demanda de cuidado e carinho que nem sempre é suprida por quem convive com ela.

A carência afetiva está ligada ao desejo de vínculo social e pode se apresentar de maneiras muito distintas. Veja alguns sinais que indicam esse problema:

📍Dependência emocional (necessidade de outras pessoas para se sentir feliz);
tendência à submissão por medo de perder os relacionamentos;
📍Excesso de cobranças e pressão sobre companheiros, amigos e familiares;
📍Ciúmes e tentativas de controle;
📍Dificuldade para defender as próprias ideias ou fazer planos individuais;
📍Aceitação de relações ruins por receio de ficar sozinho;
📍Sentimento de inferioridade;
necessidade constante de atenção.

Esses são os sintomas mais comuns e que representam a falta que a pessoa sente de carinho e proteção. Entretanto, a vivência de conflitos nas relações e a tendência a se distanciar dos outros também podem ser sinais de carência afetiva. Nesses casos, essas reações são interpretadas como estratégias de autoproteção.

Quais são as consequências da carência afetiva?
📍Dificuldades emocionais
📍Dificuldades emocionais
📍Vivência de relacionamentos abusivos
📍Estagnação na carreira

Se a pessoa não consegue seguir essas dicas por conta própria, talvez seja hora de buscar apoio profissional. A psicoterapia é uma ótima forma de se conhecer melhor e de encontrar o caminho para ser mais feliz.

 #psicologiaclinica #carenciaafetiva #saudemental #relacionamentoamoroso #ipatinga #horto #


0 comentários:

Postar um comentário