Não é difícil nos depararmos com notícias envolvendo adolescentes. Infelizmente grande parte destas nos remete a violência verbal ou física. Porém, nesta última sexta-feira (03/06) uma reportagem quebrou esta triste realidade. Adolescentes do interior de Minas Gerais aqui pertinho de casa em Governador Valadares rasparam a cabeça para recepcionar um colega que retornara da cidade de Belo Horizonte onde iniciara um tratamento contra um raro tumor neurológico. Isso mesmo, praticamente toda a escola incluindo alunos, professores e diretores aderiram a esta idéia simples e de grande relevância para o amigo com a doença. Penso ser interessante destacar esta homenagem uma vez que representa de forma clara o que chamamos de empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro. Ressalto que este sentimento não pode ser confundido com simpatia. É mais forte e inclusive um importante instrumento de trabalho para profissionais que integram a área de humanas.
Interessante pensarmos como foi a surpresa deste colega ao chegar à escola e se deparar com esta linda e porque não dizer emocionante homenagem. Há tempos o relacionamento humano tem sido objeto de estudo para a ciência. Diversas pesquisas já defendem a importância do apoio de amigos e familiares no processo de aceitação, manutenção e adesão junto a um determinado tratamento. Como todos sabem integro a equipe multidisciplinar do Centro de Terapia Renal Substitutiva do Hospital Márcio Cunha. Como psicólogo vivencio esta temática constantemente. Praticamente todos os dias deparo-me com pessoas recebendo o diagnóstico de insuficiência renal crônica. Choro, agito psicomotor, silêncio, diversos questionamento e negação são alguns dos comportamentos observados. Interessante destacar que os pacientes que demonstram um relacionamento mais harmonioso com a família ou cônjuge demonstram um processo de aceitação com menos dor buscando reforços nas mais diversas variáveis como a religião ou descoberta de novos talentos. Isso ocorre porque nosso corpo libera diversos hormônios quando estamos em contato com outras pessoas manifestando sentimentos de alegria permeados de sorrisos e toques.
Portanto, não se esqueça que você pode ser um ótimo remédio para quem está ao seu lado.
Para visualizar a reportagem mencionada no início acesse o link: http://g1.globo.com/videos/jornal-hoje/v/estudantes-raspam-os-cabelos-para-homenagear-colega/1526502/
0 comentários:
Postar um comentário